5 de novembro de 2009

Face oculta

Tenho vindo a analisar o maravilhoso caso "FACE OCULTA" e...
pois, não me apraz tecer qualquer comentário, para que não se viole o segredo de justiça.
Este é o maravilhoso discurso tantas vezes adoptado pelas sumidades governativas do nosso Burgo, a que muitos tÊm a coragem de apelidar de país.
Isto lá é um país, se fosse um país, era unido, era forte, era orgulhoso de si mesmo e não é.
Adiante, adoro a designação que a P.J atribui a estes casos maravilhosos que povoam, com uma frequência cada vez maior, a nossa praça.
"Face Oculta", começa logo mal a coisa, isto é, o nome, só por si é um autêntico contrasenso, na medida em que a primeira que se descobre neste caso, é nada mais nada menos, que a face dos corruptos e dos corrompidos, dos culpados e dos arguidos, dos ladões e dos bandidos, dos compradores e dos vendidos. Aparecem nos jornais da noite, via televisão, e preenchem as capas dos jornais pela manhã.
Com isto esquece-se, ou melhor, OCULTA-SE, a face das polémicas que "apaixonaram" durante meses, o coração dos habitantes do Burgo.
Freeport, operação furacão, CASA PIA, tudo esquecido, à medida que as duas forças políticas do país, vão lançando casos para a praça pública, numa guerra cada vez mais acesa e sem fim à vista, que é aquela que neste momento se trava entre, BELÉM e SÃO BENTO.
Enfim, tudo vai bem no reino da bananeira.
Agora, olhar para tudo isto, ver os sacanas que roubam sem apelo nem agravo, sem qualquer tipo de escrúpulos, que continuam a ser bem tratados, que continuam a ter tempo para movimentarem os fundos desviados, para prepararem as fugas para paraísos na terra, que esses senhores bemos conhecem e costumam lá por muito dinheiro, é de facto frustrante.
Viver num país onde a criminalidade de colarinho e gravatinha de seda, é imperial e completamente intocável, é de revirar as tripas a um porco.
Os animais é que a levam direito, para eles, é literalmente, tudo preto no branco.

1 comentário:

Rita disse...

consegues tornar algo chato em algo engraçado usando apenas ironia