23 de outubro de 2008

Inimigos

Na vida,existem paradoxos interessantes mas ao mesmo tempo estúpidos. Veja-se por exemplo, os amigos. É verdade que eles existem, é verdade que na sua grande maioria tratam-se de seres humanos exactamente idênticos a nós, salvo as excepções que comportam os seres vivos, que não são humanóides, e sim animais, mas não deixa de ser menos verdade que entre amigos, a dita, amizade, acaba por se tornar uma coisa extremamente complexa e por vezes pouco perceptível. Ora vejamos, competimos diariamente por tudo, desde a atenção dos outros amigos, a atenção das raparigas que fazem parte desse mesmo grupo de amigos, competimos por empregos, por lugares nas universidades, por férias em sítios melhores e menos melhores, por roupas, mais ou menos interessantes, cortes de cabelo, mais tarde, passamos a competir por salários, por casas, pela localização dessas mesmas casas, pela festa de inauguração das casas, pela festa do casamento, pela igreja onde casamos, pelo aparato do copo de água, pela bebedeira que se apanha, pelo carro que compramos, pelos filhos que temos, pelos colégios onde os matriculamos, pelos desportos em que os inscrevemos, novamente pelas férias que fazemos, pelas fotografias que tiramos, pela televisão que compramos, pelas prendas que oferecemos, pela qualidade dos jantares que damos...
No fundo, passamos uma vida inteira em comparações e competições estupidificantes, com aqueles que consideramos ser os nossos amigos, os nossos melhores amigos, com quem partilhamos segredos, confidências, traições, tristezas, alegrias, frustrações, dores, incertezas.. tudo. Acabamos por estar a partilhar e a expor todas estas coisas, aos nossos INIMIGOS. A amizade é ou não é uma coisa subjectiva?
Amigos, pensem nisto, mas acima de tudo, pensem bem naqueles que escolhem como amigos, e não os vejam nunca como inimigos, este é talvez o segredo de manter boas e longas amizades, neste mundo de inveja.
Porque acima de tudo, o que acontece é que o ser humano, teme sempre, aquilo que não tem a capacidade de compreender, e ao temer, goza, ridiculariza, troça, rebaixa, e porquê? Porque o homem, é burro, é estúpido, e muitas vezes não tem a capacidade de melhorar. Se tens amigos assim, não te aflijas, não és o único e vais encontrar mais "amigos" destes na tua vida. Dorme descansado, a tua vida vale mais com a amizade, tens é de saber dar-lhe o seu verdadeiro e real valor. Os amigos que tens hoje em dia, podem não ser eternos, mas são teus amigos, podem roubar-te a casa, o trabalho, a mulher, o carro, e tudo mais, mas estão a teu lado quando precisas, por isso não tenhas medo, mesmo com os teus amigos, usa preservativo.

Sem comentários: